Que satélites há hoje orbitando a Terra? Para que servem?

Por | março 3, 2014

Nada menos que 2 783 deles rodam sobre nossas cabeças, segundo estimativas da Força Aérea americana, executando as mais diversas funções. Os modelos mais tradicionais, ativos desde o final da década de 60, possibilitam transmissões globais de TV e ajudam na previsão do tempo. Mais recentemente, entraram em operação novos sistemas de telefonia (como o Iridium) e de navegação (GPS), que também usam satélites. Algumas dessas máquinas têm mais de uma função – caso dos Intelsats, que servem tanto para transmitir sinais de TV quanto para completar chamadas telefônicas. A maior parte dos modelos restantes se divide entre funções militares (espionagem), científicas (monitoração do meio ambiente) e de observação (para ajudar na confecção de mapas, por exemplo). Só no ano passado, foram colocados em órbita 81 satélites, nem todos para oferecer novos serviços. Um grande número deles vai ao espaço apenas para substituir modelos antigos, já que a vida útil dessas máquinas é curta – cerca de dez anos.

Como os satélites começaram a ser lançados em 1957, os arredores terrestres estão se tornando um grande depósito de lixo. A sorte é que quase metade de mais de 5 000 deles já foram incinerados ao saírem de suas órbitas e reentrarem na atmosfera. Quem controla a ocupação do espaço em volta do planeta é a Organização das Nações Unidas (ONU), autorizando novos lançamentos e regulando o ponto onde cada equipamento pode ser posicionado. Mas seus técnicos nem sempre têm acesso às informações adequadas, principalmente para os satélites de uso militar. Segredos à parte, se você quiser conferir onde está boa parte dos satélites neste exato momento, confira esse endereço na internet: http://liftoff.msfc.nasa.gov/Realtime/JTrack/3D/JTrack3D.html Nessa página da Nasa há uma bela animação que mostra a órbita de 500 satélites, com muitas informações sobre eles.

Espero terem gostado da matéria. Um abraço a todos.

Fonte: Mundo Estranho

Compartilhar:
Atençao: Caso a atualizaçao esteja compactada, use o Winrar ou 7ZIP para descompactar/extrair clique no link >Extrair/Descompactar
Nota: Caso nao tenha localizado a atualizaçao desejada use a busca do blog na barra fixada acima,temos muito conteudo aqui
®Participe Grupo no Face : Grupo Oficial
-----------------------------------------------------------------

0 COMENTÁRIOS EM “Que satélites há hoje orbitando a Terra? Para que servem?

  1. juca.barros.one

    segue a minha dica…

    tem esse otimo arquivo do google earth que mostra todos satélites que orbita a terra pelo programa.

    http://adn.agi.com/SatelliteDatabase/SatelliteDatabase.kmz

    é so clicar ai em cima e baixar e dar dois clique que abre o google earth e começa a baixar o database de todos os site que orbita a terra…

    ao clicar em um satélite vem as informações deste ao clicar em ”Display Trajectory in Fixed Frame” vc ve a trajetória que ele faz ao redor da terra e tem uns que é mo loco fazem um caminho fora da terra daum altas voltas…

    eu pensei que todos ficavam rodando em círculos mas não é isso.

    é bem legal pra ver os dados dos satélites ate ver os que nos tanto falamos por aki…

    varew

    Ver Comentario
    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *