TV DIGITAL Interativa pode virar obrigatoriedade.

Por | outubro 16, 2011

A interatividade da TV digital não pegou. Lembra que você poderia ter serviços parecidos com os da internet na TV aberta? Acessar informações sobre a programação, últimas notícias, condições do trânsito e previsão do tempo, participar de enquetes e jogos, consultar o extrato bancário, pagar contas e até fazer compras, ao alcance do controle remoto? A promessa não se cumpriu.

Existem aplicativos no ar, mas pouca gente vê. O sistema nipo-brasileiro estreou em dezembro de 2007, mas a norma do software de interatividade Ginga só foi definida no ano passado. Os televisores que vêm com ele ainda são minoria. As empresas de software defendem que o governo torne obrigatória a inclusão do Ginga nos aparelhos.

O governo ainda estuda a medida. Segundo o Ministério das Comunicações, o assunto precisa ser discutido com outras pastas, como o Ministério do Desenvolvimento. A adoção dos televisores que recebem o sinal de TV digital só decolou depois que o governo vinculou a integração do receptor de sinais digitais aos benefícios tributários da Zona Franca de Manaus.

“Há quatro anos, o governo escolheu o sistema japonês para a TV digital, com algumas inovações brasileiras”, disse Laércio Cosentino, presidente da Totvs, maior empresa brasileira de software. “A principal é o Ginga. Está na hora de colocar isso em prática.” A Totvs investiu mais de R$ 25 milhões no desenvolvimento de software para TV digital interativa, e tem 150 pessoas trabalhando nessa área.

O Ginga é a única tecnologia genuinamente brasileira do chamado padrão nipo-brasileiro. Houve outras mudanças em relação à tecnologia japonesa, como a atualização do sistema de compressão de vídeo, mas a troca foi entre padrões internacionais. O Ginga, por outro lado, foi realmente criado aqui, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e na Universidade Federal da Paraíba.

Momento. O temor da indústria de software é de que, com a demora, o momento da TV aberta interativa acabe passando. Os fabricantes investem cada vez mais em soluções de TV conectada, em que oferecem aplicativos de parceiros, com conteúdo baixado da internet. Em 2006, quando o governo anunciou sua escolha para a TV digital, uma das promessas era que o Ginga se tornasse uma ferramenta de inclusão social, levando serviços de áreas como educação e saúde para quem não tem acesso à internet.

Algumas empresas, como a Sony, oferecem o Ginga em todos os televisores desde o ano passado. Outras, como a LG, instalaram o software de interatividade em vários modelos. Apesar disso, a maioria das empresas de eletroeletrônicos ainda não integrou o sistema a seus produtos, e a resistência a uma possível obrigatoriedade é grande.

A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) preferiu não comentar, dizendo que o tema é do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (***VD), que reúne indústria, emissoras, empresas de software e até governo.

“O fórum não tem uma posição sobre a obrigatoriedade do Ginga”, disse o presidente do Fórum ***VD, Roberto Franco. “Somos harmonizadores de posições. Mas não dá para falar em dissenso, porque não discutimos formalmente o assunto.”

Além de presidente da entidade, Franco é diretor de Rede e Assuntos Regulatórios do ***. “Sendo de um setor, seria irresponsabilidade falar de obrigatoriedade sobre outro setor”, disse Franco. “As emissoras têm interesse total de que a adoção do Ginga se acelere. A política do governo para os receptores funcionou.”

Segundo dados do Fórum, havia, em 2010, uma base de 6,6 milhões de televisores com receptores de TV digital no País. A previsão para este ano é de que esse total alcance 17 milhões de unidades. A entidade não tinha estimativa do número de aparelhos vendidos com o software Ginga.

http://visiontec.com.br/noticias/tv-digital-interativa-pode-virar-obrigatoria/

Compartilhar:
Atençao: Caso a atualizaçao esteja compactada, use o Winrar ou 7ZIP para descompactar/extrair clique no link >Extrair/Descompactar
Nota: Caso nao tenha localizado a atualizaçao desejada use a busca do blog na barra fixada acima,temos muito conteudo aqui
®Participe Grupo no Face : Grupo Oficial
-----------------------------------------------------------------

0 COMENTÁRIOS EM “TV DIGITAL Interativa pode virar obrigatoriedade.

  1. CCM

    Pra quem ainda não viu ou não entendeu o que é esse Ginga, vou esmiuçar melhor:

    A minha TV Sony Bravia já veio com este soft, segundo o manual, através da minha TV, pelo controle remoto eu posso interagir com a programação, opinando, comprando, fazer transações bancárias, ver emails etc.
    Desde que estes serviços estejam disponibilizado pela retransmissora, mesmo que eu receba sinal digital terrestres, esses sinais retransmitidos pela sua TV local, no caso aqui temos a RBS (Golobo), recebidos por essas antenas simples para recepção de sinal digital (douradas em forma de aletas) que vão ligadas direto no televisor, eu posso usufruir do Ginga.
    Então, como se trata de mais um jeito que as empresas encontraram para entrar na sua casa e tentar catar o seu suado dinheirinho, as transmissoras de TV aberta (FTA) estão pressionando o governo e outras entidades para obrigarem os fabricantes de TV a instalarem de fábrica este soft em todos os televisores.

    Em todo caso, esta interação já ocorre com algumas operadoras de Tv paga, pelo receptor digital, já se pode acessar a alguns serviços, como escolher a programação, o horário que vai assistir, opinar/votar; comprar determinados produtos ou serviços, alugar filmes já é um bom exemplo disso (PPV).
    Ok, espero ter facilitado o entendimento.
    Abç.

    Ver Comentario
    Responder
  2. proppelerhead

    muito boa explicaçao parabéns , realmente as coisas no brasil demoram pois a grande maioria dos receptores ainda sao de tubo , o negocio é fazer pressao para o governo obrigar os fabricantes a instalarem o ginga em todos os televisores que estao saindo de fabrica .

    Ver Comentario
    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *