Saiba mais sobre antenas, LNBfs e frequências Banda C e Ku

Por | janeiro 10, 2011

LNBfs e frequências Banda C e Ku

quais as faixas de frequências da Banda Ku e da Banda C (as mais utilizadas nos satélites).

Banda C

3,7 a 4,2 GHz (ou 3700 a 4200 MHz) no Brasil*

3,4 a 4,2 GHz (ou 3400 a 4200 MHz) demais países, essa faixa “a mais” na Banda C é chama de Banda C Estendida (3,4 a 3,7 GHz).

Banda Ku
10,7 a 12,2 GHz (ou 10700 a 12200 MHz) no Brasil*

10,7 a 12,75 GHz (ou 10700 a 12750 MHz) demais países, essa faixa “a mais” na banda Ku é chama de Banda Ku Estendida (12,2 a 12,75 GHz).

*No Brasil a faixa de frequências da Banda C é menor poque o espaço entre 3,4 e 3,6 é utilizado para telefonia e transmissão de dados (internet).

*No Brasil foi liberada a faixa estendida da Banda Ku entre 12,2 e 12,75 Ghz, porém nenhum satélite, com cobertura para o Brasil, utiliza esta faixa para transmissão.

Agora que sabemos quais as faixas de frequências pertencem às duas Bandas mais utilizadas podemos dizer se um sinal é da Banda C ou Banda Ku simplesmente olhando para frequência e verificando se ela está dentro da faixa de sinais de uma das duas Bandas.

Exemplos

10820 MHz Horizontal – SR 30000 (SKY/Intelsat 11)

Esta frequência é da Banda Ku, pois está dentro da faixa entre 10700 e 12750 MHz, portanto a SKY está na Banda Ku.

11,64 GHz Vertical – SR 18100 (Entel/Estrela do Sul)

Esta frequência é da Banda Ku, pois está dentro da faixa entre 10,7 e 12,75 GHz, portanto a ENTEL está na Banda Ku.

3591 MHz Vertical – SR 10125 (IP DVB/Intelsat 805)

Esta frequência é da Banda C, pois está dentro da faixa entre 3400 e 4200 MHz, portanto o sinal de dados está na Banda C.

4,18 GHz Vertical – SR 33262 (Rede NGT/Brasilsat B4)

Esta frequência é da Banda C, pois está dentro da faixa entre 3,4 e 4,2 GHz, portanto a Rede NGT está na Banda C.

Tipos de LNBfs e seus funcionamentos

Todos os LNBf’s convertem as frequências recebidas do satélite em Banda C ou Ku para a Banda L (na faixa entre 950 e 2.050 MHz) na saída para o receptor, alguns receptores analógicos utilizam a frequência da Banda L na hora de adicionar um canal.

Para saber qual a frequência de um canal em Banda L partindo de uma frequência em Banda C é simples, basta subtrair da frequência do Oscilador Local a frequência da Banda C.

Exemplo

– Vamos precisar dos seguintes dados para fazer a conta:

Frequência em Banda C = Globo analógica está no StarOne C2 na banda C na frequência 3720 MHz.

Primeira frequência do Oscilador Local = -LNBf Monoponto com o Oscilador local em 5150 MHz.

Fazendo os Cálculos:
5150 MHz – 3720 MHz = 1430 MHz

Portanto a frequência em Banda L da Globo é 1430 Mhz

Banda C

Os LNBfs mais utilizados são: Monoponto e Multiponto.

Eles tem várias temperaturas de ruído e valores de ganho. Na hora de comprar um LNBf, sempre procure pelo que tem a menor temperatura de ruído e o maior ganho. Normalmente, encontra-se com facilidade LNBf‘s com temperatura de ruído de 17º, 15º, 13º e 12º e ganho entre 65 e 67dB.

Exemplo

LNBf Multiponto da Gardiner com ganho de 67 dB, temperatura de ruído de 12º e faixa de recepção entre 3,7 e 4,2 GHz.

Troca de Polarização (H/V)

Monoponto

Troca de polarização utilizando voltagem diferente, normalmente 14 Volts para Vertical e 18 Volts para Horizontal e o oscilador local é de 5150 Mhz.

Não podemos ligar dois receptores na mesma antena utilizando um divisor, pois entrariam em curto circuito quando um deles estiver sintonizando canal da polaridade Vertical e o outro da Horizontal.

Multiponto

Troca de polarização utilizando frequências diferentes e uma única voltagem, normalmente 14 Volts, e o oscilador local é de 5150 MHz para uma polaridade e 5750 MHz para outra

Podemos ligar dois receptores na mesma antena utilizando um divisor, pois ambos utilizam a mesma voltagem para ambas polaridades (Vertical e o outro da Horizontal), quando utiliza-se os dois receptores ao mesmo tempo é recomendado desativar a alimentação de um deles.

Banda Ku
O LNBf mais utilizado e recomendado é o LNBf Monoponto Universal, apelidado de “LNBF Universal“, que sintoniza toda faixa de frequências da Banda Ku (10,7 a 12,75 GHz). Eles possuem duas frequências do Oscilador Local (9750 e 10600 MHz) pois a Banda Ku é subdividida em duas faixas, uma de 10,7 a 11,7 GHz (apelidada de Banda Ku “baixa”) e outra de 11,7 a 12,75 GHz (apelidada de Banda Ku “alta”).

Também existem LNBF’s que sintonizam somente a primeira faixa da Banda Ku (10,7 a 11,7 GHz), apelidada de “banda baixa”, muito conhecidos por alguns instaladores que trabalhanvam instalando antenas para a antiga Tecsat DTH. Também existem os que sintonizam somente a segunda faixa da Banda Ku (11,7 a 12,75 GHz), apelidada de “banda alta”.

Os LNBf’s tem várias temperaturas de ruído (0,7 dB por exemplo) e valores de ganho (62 dB por exemplo), verifique estes dados na hora da compra e escolha sempre o que tiver a menor temperatura de ruído e o maior ganho.

Troca de Polarização (H/V)

Monoponto

Troca de polarização utilizando voltagem diferente, normalmente 14 Volts para Vertical e 18 Volts para Horizontal. O Oscilador Local para a Banda Ku “baixa”, de 10,7 a 11,7 GHz, é de 9750 Mhz e para Banda Ku “alta”, 11,7 a 12,75 GHz, é de 10600 MHz.

Não podemos ligar dois receptores na mesma antena utilizando um divisor, pois entrariam em curto circuito quando um deles estiver sintonizando canal da polaridade Vertical e o outro da Horizontal.

Tipos de Antena e LNBF uilizado

Existem dois tipos de antenas e para cada uma delas é utilizado um tipo de LNBf específico: são eles: Focal Point e Off Set.

Focal Point

É o tipo de antena mais utilizado em Banda C e possui tamanho de 1,5m ou maior, muitos tem deste tipo de antena, especificamente um modelo da Zirok de 1,5m fechada.

Ela pode ser utilizada para receber sinais da Banda C ou Banda Ku e pelo seu tamanho ser grande para Banda Ku, que normalmente utiliza antenas abaixo de 90 cm, melhora a recepção dos sinais. Nela deve ser utilizado o LNBf Focal Point que tem um disco escalar reto (visível).focal-point-LNBF Saiba mais sobre antenas, LNBfs e frequências  Banda C e Ku
http://4.bp.blogspot.com/_oZm_pZpFaHs/S36RdA6zx4I/AAAAAAAABnc/iIPVa4Oyptg/s1600-h/antena-focal.jpg

Off set

É o tipo de antena mais utilizado na Banda Ku, mais encontrada nos tamanhos 45cm, 60cm e 90cm.

Nela deve ser utilizado LNBf Off set que tem um disco escalar internamente (normalmente não visível), com um ângulo para limitar a captação do sinal (100 a 120cm
http://3.bp.blogspot.com/_oZm_pZpFaHs/S36RGiToucI/AAAAAAAABnU/qxf3wrX32Zk/s1600-h/lnbf-offset.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_oZm_pZpFaHs/S36RDRsE_TI/AAAAAAAABnM/zn8thfE2ZdE/s1600-h/antena-off.jpg

Algumas palavras e siglas em inglês que estão nos LNBfs

LO = Local Oscillator – tradução = Oscilador Local

Ku Band – tradução = Banda Ku

C Band – tradução = Banda C

Compartilhar:
Atençao: Caso a atualizaçao esteja compactada, use o Winrar ou 7ZIP para descompactar/extrair clique no link >Extrair/Descompactar
Nota: Caso nao tenha localizado a atualizaçao desejada use a busca do blog na barra fixada acima,temos muito conteudo aqui
®Participe Grupo no Face : Grupo Oficial
-----------------------------------------------------------------

0 COMENTÁRIOS EM “Saiba mais sobre antenas, LNBfs e frequências Banda C e Ku

  1. pk1

    oswaldobiolo; wrote: Parabéns pk1 tópico bem explicativo orientando o pessoal novo a entender um pouco sobre frequencias e adquirir um lnb de qualidade

    obrigado osvaldo mas se os novatos lerem 10% do que tem aqui no forum ñ teria tantas perguntas kkkkk
    para eles é mais fascil o chat.

    Ver Comentario
    Responder
  2. lemanos

    Uma dúvida que surgiu….

    É possível pegar canais de Banda KU, com uma antena parabólica (vazada) ?

    Hoje a antena está apontada para o StarOne C2, pegando os canais da Banda C – FTA.

    Ver Comentario
    Responder
  3. WardoBiolo

    lemanos; wrote: Uma dúvida que surgiu….

    É possível pegar canais de Banda KU, com uma antena parabólica (vazada) ?

    Hoje a antena está apontada para o StarOne C2, pegando os canais da Banda C – FTA.

    Tipos de Antena e LNBF uilizado

    Existem dois tipos de antenas e para cada uma delas é utilizado um tipo de LNBf específico: são eles: Focal Point e Off Set.

    Focal Point

    É o tipo de antena mais utilizado em Banda C e possui tamanho de 1,5m ou maior, muitos tem deste tipo de antena, especificamente um modelo da Zirok de 1,5m fechada.

    Ela pode ser utilizada para receber sinais da Banda C ou Banda Ku e pelo seu tamanho ser grande para Banda Ku, que normalmente utiliza antenas abaixo de 90 cm, melhora a recepção dos sinais. Nela deve ser utilizado o LNBf Focal Point que tem um disco escalar reto (visível).
    http://4.bp.blogspot.com/_oZm_pZpFaH…tena-focal.jpg

    Ver Comentario
    Responder
  4. saintevil

    Bom dia, cara eu tava vendo e pensando…

    Se, minha captaçao de sinais do telstar12 ficar muito ruim, e eu compra-se uma ZIROK de 1,5m, com ela eu evitaria as possiveis travadinhas “perdas”?

    Ou isso é uma fato inevitavel?!

    Ver Comentario
    Responder
  5. rodrigo holovaty

    oi tenho uma duvida na configuração para usar a telada na banda C, quando configuramos com na banda KU colocamos a frequencia Universal 9750… bem irei usar uma chave dissseq uma entrada para Starne, uma para o ******** e uma pretendo colocar o cabo da parabolica telada banda C. Qual a frequencia que seleciono para este uso?

    Ver Comentario
    Responder
  6. kaka2

    ola pessoal sou novo no forum. Sera quealguem pode me ajudar…. comprei um daqueles boxes de tv satelite e montei o kit mas nao consegui encontrar o sinal dosatelite… apontei para o star one C2 e mesmo com o medidor(satelite find) analogico nao deu certo. Tentei alterar a polarizacao de V para H e nao surtiu efeito.
    O que posso estar fazendo de errado? Sera que tem que colocar a frequencia correta?

    Ver Comentario
    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *