Antena: Conceitos, configurações e dicas

Por | setembro 8, 2010

CONCEITOS BÁSICOS PARA APONTAR UMA ANTENA:

Elevação – Para quem usa o DishPointer:

Nunca esquecer que o valor da elevação fornecida pelo DishPointer é fiel para um apontamento com antenas Focal Point, que recebe os sinais num sentido perpendicular a sua “face”.

No caso das antenas “OffSet” (ovaladas), os graus de inclinação devem
ser diminuídos em torno de 20 a 26 graus, uma vez que os sinais são recebidos de forma oblíqua em relação a face da parábola, ou seja, o feixe de sinais atingem o prato num ângulo que não encontra o LNF na frente fazendo sombra.

Para aqueles que quiserem confirmar, basta abrir o DishPointer e deixar a seta do mouse sobre a palavra “Elevation” que está abaixo do título “Dish Setup Data”. Abrirá uma janela explicativa.

Azimute (deslocamento lateral) – Prumo do suporte da antena:

É muito importante que, ao se iniciar a instalação de uma antena, o cuidado para que o segmento da haste curva que vai suportar o prato fique perfeitamente na vertical, qualquer que seja o ponto de vista. Isso vai permitir que, uma vez ajustada a elevação, se gire o prato em busca do azimute, sem que este giro corresponda a uma alteração na elevação. A título ilustrativo e a “grosso” modo, se tivermos o suporte do prato inclinado, o giro descreveria uma trajetória na “mira” que poderia variar terra-céu-terra (eu disse “grosso” modo, lembram? rsrs)

Claro que a não observância dessas premissas não vão impedir que se localize o satélite por diversos outros métodos. Mas a observância, com certeza, vai atrasar muito o aparecimento de cabelos brancos. Já imaginaram a cada deslocamento lateral ter que reajustar a elevação?….

_________________________________________________________________________________

CONFIGURAÇÂO DO RECEPTOR PARA RECEBER O SINAL DO SATÉLITE MãeZOna:
A – Vamos inserir uma TP ativa (em funcionamento): Menu > Instalação > Editar TP/Satélite > OK > Modificar Satélite > OK >Adicionar TP > OK > Digite a Frequência (TP) 11055 > OK > Digite o Simbol Rate (SR) 288888 > OK > Coloque a Polarização em Horizontal > Fec em Auto > Back > Exit.

B – Depois de inserida a TP, configure o receptor da seguinte maneira:

Menu > Instalação > ajuste de Antena
Satélite > MãeZOna
Frequência do LNB > Universal
22 KHZ > Auto
Comutador 0/12V > 0V
Alimentação LNB > Ligado
Frequência TP > 11055 (Selecione a TP que inserimos)
Opções do Motor > Desligado
Modo de Busca > NIT.

C – Pronto seu receptor está Configurado para receber o sinal do Satélite MãeZOna.

_________________________________________________________________________________________

APONTAMENTO DA ANTENA:

A – Instale (conecte a Tv no receptor e na Antena e ligue-os próximo a Antena) Vai servir de monitoramento para seu progresso.
B – Com a Antena Fixa e o Pé aprumado aponte a antena para o Norte ( Dá para tirar base nas Antenas Parabólicas comum, aquelas teladas, posicione a Antena um pouco a Direita destas). coloque o LNBF as
6:30 horas aproximadamente, conforme foto abaixo.
C – Ligue o Receptor e a TV, clique em Menu > Instalação > confira se está correto o satélite MãeZOna
selecionado e a TP que Inserimos (11055), senão selecione.
D – Usando de base a imagem (Menu > Ajuste de Antena > OK), verifique as barras de progresso acima
(qualidade e Força), provavelmente elas ainda estão em vermelho.
E – Bem lentamente, é bem sensível, mova a antena da direita para a esquerda e da esquerda para a
direita (Azimute), como se estivesse pintando um grande retângulo no céu, e a cada pincelada abaixe um pouquinho (elevação), Fique de olho nas barras de progresso que o receptor gera e quando ficar elas verde, é sinal que encontrou alguma coisa, faça um ajuste fino na antena e no LNBF (girando o LNBF, no sentido horário e antihorário) até conseguir o máximo de ganho nas barras. Aperte todos os parafusos.
F – Agora vá em Menu > Instalação > Ajuste de Antena > Lá em baixo Modo de Busca > Nit > OK.(será feita a busca de canais e TPS). Se não entrar todos os canais faça uma busca cega.
G – Coloque no Canal Discovery Kids, se nâo estiver florindo e estiver codificado, deixe ligado nele de 5 a 10 minutos para florir.
H – Se não estiver entrando todos os canais satisfatoriamente, clique em sinal, usando um canal fraco de base e faça um ajuste fino na antena e LNBF para maior ganho.

O seu Receptor e sua Antena estão prontos para o uso.
Você tbm pode usar a tp 11175H 28888´para apontar sua antena…

Veja a posição do LNBF.

lnbrelgio

_________________________________________________________________________________________

DICAS PARA FAZER UMA BOA SINTONIA FINA…

Pressupondo, é claro, que o cabo seja de boa qualidade (desejável RG6), e as conexões estejam boas e confiáveis:

1-Leve para o telhado, ou seja lá onde for que a antena esteja, o seu deco (com o controle remoto), uma TVzinha, um pedaço adequado de cabo coaxial com conectores nas pontas, ferramentas próprias, fita isolante e um lápis;

2-Certifique-se de que a haste que suporta a sua parábola, esteja na vertical.

3-Faça com que a braçadeira que suporta o LNBf fique só com “meio aperto”, para facilitar a regulagem;

4-Conecte, antes de ligar qualquer coisa, o LNBf ao deco e ele à TVzinha. Use aquele pedaço de cabo lá do ítem 1. Ligue tudo e sintonize, desses canais que você pega “meio ruim”, aquele que pega pior e abra a opção “Info”, que é para aparecer as barras de progresso do seu sinal;

5-Ajuste da elevação e do azimute: Sem afrouxar nenhum parafuso, ainda, e imaginando que a parábola seja um relógio, posicione uma mão no 6 e outra no 12 e “force” (no sentido brando da palavra…) para cima, para baixo, sempre de olho na barra de progresso que está lá na telinha. A mesma coisa com as mãos no 3 e no 9, para a esquerda e para a direita… Isto certamente vai te dar uma pista do que deve ser “mexido” primeiro, se a elevação ou o azimute (deslocamento lateral), ou só um deles. Então voce afrouxa só aqueles parafusos afins, e faz a correção. Repita o procedimento após o reaperto, para ter certeza de que não há mais nada a fazer nesse aspecto.

6-Ajuste da Polaridade: Com deslocamento milimétrico e de olho na TV, gire o LNBf (lembra que ele não está apertado?) num sentido e noutro, até definir o melhor ponto. Marque com o lápis a braçadeira e o LNB para não perder essa posição. Não aperte o LNB ainda…

7-Ajuste do Foco: O LNB tem um “pescoço” que não é lá muito grande, mas suficiente o bastante para fazer o ajuste do ponto ideal de “foco” – o ponto mais aproximado possível, para não dizer exato – que é para onde convergem todos os sinais refletidos pela parábola. Ora, com a frequecia que estamos lidando, este ponto pode ser – pentelhésimamente – mais para a frente ou para trás. Desloque, então, o LNB como se fosse uma objetiva “Zoom”, e fique de olho na barra de progresso que está lá na TV…

8-Achou o ponto ideal? Então confira a marca a lápis feita anteriormente (item 6), e aperte os parafusos da braçadeira.

9-O sinal ficou bom, como é a média da sua região? OK, desligue tudo, desconecte tudo e reconecte o cabo “oficial” ao LNBf e, para evitar infiltrações, passe fita isolante sobre a conexão, tão rente ao LNBf quanto possível, vindo até sobre o cabo ( a fita é barata rsrsrs). Pronto.

10-O sinal não ficou bom? Muito longe daquilo que você imaginava? Então… passe um pouco de protetor solar e comece tudo novamente. É mais ou menos assim. Às vezes funciona na primeira tentativa, outras vezes é na 2ª ou terceira.

LISTA DE SITES ÚTEIS:

Apontamento: http://www.dishpointer.com/

Lista de tps e canais: http://www.exploradoresdesatelites.com/ … p?sat=2990

Compartilhar:
Atençao: Caso a atualizaçao esteja compactada, use o Winrar ou 7ZIP para descompactar/extrair clique no link >Extrair/Descompactar
Nota: Caso nao tenha localizado a atualizaçao desejada use a busca do blog na barra fixada acima,temos muito conteudo aqui
®Participe Grupo no Face : Grupo Oficial
-----------------------------------------------------------------

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *