Cabo Coaxial RG

Por | setembro 9, 2010

1. O que é um Cabo Coaxial?
R.: COAXIAL; CO = mesmo AXIAL = eixo. Defini-se como cabo coaxial um cabo com dois condutores dispostos paralelamente, separados por um isolante, e com um eixo em comum.

2. Como escolher o cabo ideal para a instalação?
R.: A regra básica para a escolha de um cabo coaxial é que o mesmo atenda às necessidades de utilização do sistema do qual fará parte integrante. Para realizar a escolha correta é necessário conhecer os seguintes dados:

– Tipo de sistema a ser utilizado.

– Tipos de equipamentos empregados.

– Tipos de transmissões a serem utilizadas.

– Eficiência de transmissão necessária, ponto a ponto.

– Níveis de sinais, ponto a ponto.

– Condições de transmissão dos sinais, ponto a ponto.

– Condições do ambiente por onde os cabos coaxiais irão passar, ponto a ponto.

– Impedâncias características, ponto a ponto.

– Potencias dos sinais, ponto a ponto.

– Coleta de especificações técnicas dos cabos coaxiais necessários (ver nos catálogos).

3. Qual a vantagem do Cabo Coaxial?
R.: O cabo Coaxial possui vantagens em relação aos outros condutores utilizados tradicionalmente em linhas de transmissão. Tal vantagem deve-se à blindagem adicional, que protege o cabo contra o fenômeno da indução, causado por interferências elétricas ou magnéticas externas. Essa blindagem constitui-se de uma malha metálica (condutor externo) que envolve um condutor isolado.

4. Quanto tempo dura um Cabo Coaxial?
R.: O Cabo Coaxial é projetado para durar no mínimo 10 anos. Isso, levando-se em consideração as piores situações (instalações expostas a intempéries).

5. Quais são as opções de blindagem para os cabos da família 59?
R.: opções de cobertura:- 59 21% / 59 40% / 59 67% / 59 90% / 59 TS / 59 QS.

6. Quais são as opções de blindagem para os cabos da família 06?
R.: opções de cobertura: – 06 40% / 06 60% / 06 90% / 06 TS / 06 QS.

7.Quais são as opções de blindagem para os cabos da família 11?
R.: opções de cobertura: – 11 60% / 11 90% / 11 TS / 11 QS.

8. Qual Cabo Coaxial tem menos perda de sinal?
Dependendo da aplicação os cabos serão de famílias diferentes. Uma comparação muito comum entre cabos refere-se aos cabos tradicionais Série 59, Série 06 e Série 11. O Cabo série 11 é o que tem a menor perda. Já o Cabo Série 06 perde pouco mais e o cabo com a maior perda entre eles é o da Série 59.

9. Qual é a importância da Blindagem no Cabo Coaxial?
R.: A finalidade da blindagem (constituída por fita aluminisada + fios de alumínio) é garantir a proteção contra interferências eletromagnéticas. Quanto maior for a porcentagem de cobertura da blindagem, melhor será a proteção contra interferências eletromagnéticas.

10. O condutor central de aço cobreado tem uma perda maior quando comparado ao condutor central de cobre?
R.: O condutor de aço cobreado não interfere na perda de sinal permitindo que o Cabo Coaxial cumpra sua finalidade de “trafegar imagem, voz e dados” com qualidade. Devido ao efeito Skin (efeito de pele), o sinal de RF circula somente na “superfície“ do condutor central. Portanto, o fato de o condutor ser de aço cobreado ou 100% cobre não influencia no processo.

11. Se o cabo sofrer uma torção, isso irá danificá-lo eletricamente?
R.: Em hipótese alguma o cabo Coaxial devera sofrer torções. As torções danificam a estrutura dimensional do dielétrico acarretando o descasamento da impedância com os equipamentos. Assim, haverá aumentos consideráveis de perda de sinal.

12. Qual a diferença entre blindagem de cobre e blindagem de alumínio?
R.: A blindagem de cobre adere à solda, a de alumínio não adere. O grande diferencial, portanto, é a eficiência da blindagem de cobre comparada à blindagem de alumínio: a blindagem de cobre protege mais contra interferências eletromagnéticas. Para instalações especiais onde a interferência eletromagnética é muito alta, talvez seja indicado um cabo com a blindagem de cobre.

13. O que é a atenuação do cabo coaxial?
R.: A atenuação é definida como a perda de energia provocada por um material dielétrico na passagem de uma onda eletromagnética.

14. O que é velocidade de propagação?
R.: É a relação entre a velocidade com a qual se propaga uma onda eletromagnética pelo dielétrico de um cabo e a velocidade da luz no vácuo (300.000 km/s). A velocidade de propagação decorre diretamente do meio dielétrico.

15. O que é dB?
R.: O decibel (dB) é uma medida da razão entre duas quantidades, usada para uma grande variedade de medições em acústica, física e eletrônica. A unidade decibel é adimensional semelhante à percentagem.

16.Qual é a potência média nominal dos cabos coaxiais?
R.: A potência média nominal dos cabos coaxiais é determinada pelas temperaturas nas quais os materiais podem ser utilizados com segurança, e pelas características de dissipação térmica da linha. A temperatura limite de utilização para cabo coaxial de Excelente qualidade é de 60ºC. O valor da potência média é considerado quando um cabo instalado em local, onde o ar possa circular livremente ao seu redor e para uma temperatura ambiente de até 35ºC.

17. Durante uma instalação obstruída ou de difícil passagem, qual é o limite de força com a qual eu devo puxar um cabo sem danificá-lo?
R.: A aderência tem uma importância muito grande nestes casos. Geralmente a fita guia passa a ser tencionada depois de amarrada ao condutor central. Neste momento entra o bom senso: existem alguns recursos que podem ser adotados. Trocar de Cabo, Série 06 para Série 59 com diâmetro mentor é um deles. Outra alternativa é aplicar alguma substância viscosa no cabo de modo que ele possa deslizar com mais facilidade.

18. Qual é a função do portante no cabo coaxial?

R.: O portante, também conhecido como mensageiro, tem a finalidade de sustentar o cabo em instalações aéreas, evitando que ele sofra tensionamentos e estrangulamentos.

19. Quanto maior a Blindagem do Cabo Coaxial maior será à distância da minha instalação?
R.: A blindagem esta relacionada diretamente com a qualidade da imagem, ou seja, quanto maior a blindagem maior a proteção contra interferências. Já a distancia da instalação esta relacionada com o diâmetro do cabo escolhido para o projeto. Ex.: Cabo 59 até 400m, Cabo 06 até 800m e Cabo 11 até 1400m (referência de campo para instalações).

20. O que acontece quando alguém bate com o martelo no Cabo Coaxial?
R.: É muito comum, na instalação do fixa fio batermos com o martelo no cabo coaxial. Dependendo da “força”, isso poderá esmagar o cabo, mesmo que visualmente não seja perceptível, devido à capa que cobre o cabo. No entanto, a parte expandida do Cabo (dielétrico) estará comprometida e, uma vez danificado o dimensional do cabo, haverá reflexos nas “ondas que retornam”, ocasionando em imagens de péssima qualidade.

21. Quais são as diferenças entre os conectores?
R.: Existe uma gama muito grande de conectores. Para cada aplicação há um modelo de conector diferente. Em TV’s e câmeras são utilizados conectores do tipo F, os quais apresentam as seguintes opções:

– Conector de anilha = Indicado para cabos com blindagem inferior a 60%. Muito utilizado para a banda C. É frizado ao cabo com o auxilio de um anel cilíndrico.

– Conector de rosca = O conector possui uma rosca que permite a fixação segura no cabo.

– Conector de Crimpagem = Indicado para cabos das famílias 59, 06 e 11. O conector de crimpagem é fixado ao cabo por meio de um alicate com formato hexagonal.

– Conector de Compressão = Indicados para cabos das famílias 59, 06 e 11, esses conectores são muito comuns em TV a cabo. Através de um alicate especial o conector é comprimido e fixado ao cabo coaxial.

– Conector Cônico = Indicado para cabos das famílias 59, 06 e 11. O conector cônico é fixado através de um alicate especial com formato cônico, que molda o conector ao cabo coaxial.

– Conector de anilha com agulha = Indicado para cabos RF-4 mm e RFF-4 mm. Muito parecido com o conector de anilha convencional, esse conector dispõe de uma agulha que, inserida ao condutor central, facilita a conexão.

22. Como realizar uma boa conexão?
R.: A base de uma boa conexão é o preparo das pontas. Primeiramente, devem ser utilizadas ferramentas apropriadas para preparar a ponta “decapador”. Em seguida, a trança deve ser puxada para trás. Na seqüência, o conector deve ser inserido ao cabo e fixado com alicates especiais.

23. Qual é o raio de curvatura permitido para os Cabos Coaxiais?
R.: Para os cabos Boa qualidade o raio de curvatura seguro deve ser 10 vezes maior que o diâmetro do cabo.

24. Quanto maior a Blindagem do Cabo Coaxial maior será à distância da minha instalação?
R.: A blindagem esta relacionada diretamente com a qualidade da imagem, ou seja, quanto maior a blindagem maior a proteção contra interferências. Já a distancia da instalação esta relacionada com o diâmetro do cabo escolhido para o projeto. Ex.: Cabo 59 até 400m, Cabo 06 até 800m e Cabo 11 até 1400m (referência de campo para instalações)

25. O que acontece quando alguém bate com o martelo no Cabo Coaxial?
R.: É muito comum, na instalação do fixa fio batermos com o martelo no cabo coaxial. Dependendo da “força”, isso poderá esmagar o cabo, mesmo que visualmente não seja perceptível, devido à capa que cobre o cabo. No entanto, a parte expandida do Cabo (dielétrico) estará comprometida e, uma vez danificado o dimensional do cabo, haverá reflexos nas “ondas que retornam”, ocasionando em imagens de péssima qualidade.

26. O que é a película que fica sobre o condutor central?
R.: A película nada mais é do que um material colante, necessário para unir o expanso (polietileno) ao condutor (cobre). Tecnicamente ela é conhecida como aderência. O material empregado nessa película tem a função de proteger o condutor central contra oxidação.

27. É verdade que remover a película com os dedos oxidara o condutor central?
R.: Não é aconselhável encostar os dedos no condutor central. Sabe-se que o suor e outras substâncias liberadas pelas mãos, oxidam o condutor central. Talvez a oxidação não seja percebida em um curto tempo, mas a longo prazo ela poderá resultar em contato falso, o que fará com que a imagem oscile entre boa e ruim.

28. Durante uma instalação obstruída ou de difícil passagem, qual é o limite de força com a qual eu devo puxar um cabo sem danificá-lo?
R.: A aderência tem uma importância muito grande nestes casos. Geralmente a fita guia passa a ser tencionada depois de amarrada ao condutor central. Neste momento entra o bom senso: existem alguns recursos que podem ser adotados. Trocar de Cabo, Série 06 para Série 59 com diâmetro mentor é um deles. Outra alternativa é aplicar alguma substância viscosa no cabo de modo que ele possa deslizar com mais facilidade.

29. Qual é a função do portante no cabo coaxial?
R.: O portante, também conhecido como mensageiro, tem a finalidade de sustentar o cabo em instalações aéreas, evitando que ele sofra tensionamentos e estrangulamentos.

30. Como realizar uma boa conexão?
R.: A base de uma boa conexão é o preparo das pontas. Primeiramente, devem ser utilizadas ferramentas apropriadas para preparar a ponta “decapador”. Em seguida, a trança deve ser puxada para trás. Na seqüência, o conector deve ser inserido ao cabo e fixado com alicates especiais.

31. Qual a ferramenta ideal para fazer a ponta do cabo? É indicado o uso de estilete?
R.: A ferramenta ideal é o descascador ou “decapador”, que permite um despontamento correto do cabo coaxial. Se a ponta for feita com o estilete ou ferramenta inadequada, isso poderá ocasionar os seguintes problemas:

– Corte na trança do cabo, prejudicando a conexão.

– Decapagem fora do dimensional ou torta, ocasionando em perdas do sinal transmitido. – Fios da malha muito grandes. A malha, quando exposta, pode sofrer oxidações.

– Danificação do condutor central. Quando uma ferramenta de corte é usada para retirar o dielétrico do cabo, corre-se o risco de cortar o condutor, prejudicada o sinal transmitido.

32. Dependendo da torção no cabo coaxial, ouvimos um barulhinho. Do que se trata?
R.: Esse barulhinho é muito comum em cabos com tranças inferiores a 60%, ou quando a trança não é de qualidade. O que acontece é o rompimento dos fios da trança, que acarretara em descontinuidade no aterramento.

33. Se um automóvel passar por cima do cabo coaxial, isso pode danificá-lo?
R.: Sim! O cabo é muito sensível, a parte dimensional do cabo não deve sofrer nenhum dano ao longo da instalação.

34. Como evitar a penetração de umidades nas instalações externas?
R.: Em qualquer instalação externa em que a conexão fique exposta a sol e chuva, a conexão deve ser bem vedada, a fim de proteger o cabo contra a entrada de umidade. A proteção pode ser realiza com silicone, Waltterbut, fita e alta fusão, etc.

35. A capa mais fina de alguns cabos interfere na blindagem contra interferência eletromagnética?
R.: Não! A capa tem a finalidade de proteger o cabo contra sol, chuva etc. O fato de a capa estar mais fina significa que o cabo terá um tempo de vida útil menor, porém isso não interfere na eficiência da blindagem.

36. Qual a temperatura máxima e mínima que o cabo coaxial suporta?
R.: Os cabos de Boa Produção e Qualidade, suportam temperaturas de -30ºC e + 60ºC.

37. Como retirar a película que fica sobre o condutor central?
R.: A película é fundamental para o bom desempenho do cabo coaxial, porém se a ferramenta utilizada para descascar o cabo não estiver bem ajustada, a mesma não ira retirá-la. Para esses casos existe uma ferramenta chamada “removedor” que retira a película sem agredir o condutor central.

38. Caso fique um pouco de resíduo (cola) no dielétrico durante a conexão do cabo no condutor, isso afetará a transmissão do sinal?
R: Sim. Essa película (resíduo) é um isolante, portanto não conduz sinal. Sendo assim o condutor deve estar livre para realizar o contato total com a parte transmissora ou receptora.

Compartilhar:
Atençao: Caso a atualizaçao esteja compactada, use o Winrar ou 7ZIP para descompactar/extrair clique no link >Extrair/Descompactar
Nota: Caso nao tenha localizado a atualizaçao desejada use a busca do blog na barra fixada acima,temos muito conteudo aqui
®Participe Grupo no Face : Grupo Oficial
-----------------------------------------------------------------

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *