Amplificador de sinal de satélite, quando usar?

Por | junho 5, 2012

Existem no mercado alguns tipos de amplificador de sinal do satélite mas o tipo que domina o mercado é o amplificador de sinal de 20 dB.
Este amplificador é o mais vendido e é comumente usado de forma errada pelos compradores, que julgam que o amplificador de sinal de 20dB tem uma característica a qual ele não tem capacidade.

Por isto vamos falar para vocês qual é a recomendação das operadoras para se usar este tipo de amplificador, lembrando que deve ser usado cabo coaxial de excelente qualidade na instalação para que o amplificador de sinal tenha efeito no conjunto instalado.

Um amplificador de sinal de satélite de boa qualidade deve ser usado somente em instalações em que o cabo coaxial tenha alcançado um tamanho maior que 35 metros, é imprecindível que entre o LNB e receptor o cabo não tenha sido partido.

Nestes casos o amplificador de sinal poderá ser capaz de recuperar a perda de sinal que ocorreu entre o LNB e o receptor pelo tamanho excessivo do cabo coaxial.

Nunca se deve usar amplificador de sinal em cabos coaxiais menores que 30 metros, nestes casos é grande a chance de que o amplificador piore a qualidade do sinal ao invés de melhorar.

O ampliificador de sinal é capaz de recuperar até 20dB de ganho de sinal que está correndo no cabo coaxial, ele não é capaz de amplificar o sinal que chega na antena parabólica, ou seja, se a antena recebe 25dB de ganho de sinal com o amplificador este sinal não passara a ser de 45dB, ele continuará sendo de 25dB o mais próximo possível da antena e com a perda durante o trajeto no cabo pode ser que, sem o amplificador, ele chegue no receptor com 5dB ou menos, e colocando o amplificador ele pode se recuperar novamenta para até 25dB chegando ao receptor.

É necessário usar um amplificador para cada receptor de satélite, para melhorar o resultado o amplificador deve ser instalado na metade exata do cabo, ou seja, se o cabo mede 40 metros, o amplificador de sinal da antena parabólica com 20dB de ganho ficará na metade do cabo, ou em 20 metros, dividindo o cabo ao meio.

O padrão de cabos coaxiais para uso com amplificador aprovado por normas internacionais são o WF100 e o PF100.

Cabos RG6 e WF65 não são recomendados para instalações maiores que 25 metros por a perda de sinal nestes casos é grande.

Se o ampliificador de sinal for instalado em um local onde sofra a ação do tempo, chuvas, sol direto nele, deve ser usada uma fita para selar a conexão dos cabos com o amplificador.

Estas recomendações são feitas por operadoras de tv via satélite nos Estados Unidos e Europa.

Creditos: GPS.Pezquiza

Compartilhar:
Atençao: Caso a atualizaçao esteja compactada, use o Winrar ou 7ZIP para descompactar/extrair clique no link >Extrair/Descompactar
Nota: Caso nao tenha localizado a atualizaçao desejada use a busca do blog na barra fixada acima,temos muito conteudo aqui
®Participe Grupo no Face : Grupo Oficial
-----------------------------------------------------------------

0 COMENTÁRIOS EM “Amplificador de sinal de satélite, quando usar?

  1. Meia Noite

    Muito bom esse esclarecimento, tirou muitas duvidas como a de aumento de sinal onde os vendedores do amplificador para vender seu produto afirmam que eles aumentam o sinal.

    Ver Comentario
    Responder
  2. serraipa

    Muuuito bom….
    O Amplificador nao aumenta a forca… somente mantem a forca que vc recebe intacta ate chegar ao seu decoder… caso seja muitos metros de fio….
    parabens pelo topico!

    Ver Comentario
    Responder
  3. CCM

    Bom esclarecimento mesmo, em outras palavras… um amplificador serve mesmo é como um recuperador de sinal (enfraquecido), mas que nunca vai te dar mais do que aquilo que já chega na própria antena.

    Já quanto aos cabos, tenho aqui uma dúvida, como instador que sou, uso cabos RG6 da própria Clero, na caixa está dizendo que é ideal para instalações com até 400m de cabo, sem a necessidade de amplificador de sinal, pois a perda é a mínima conforme indicado nas especificações do produto.
    Creio aqui, que eles devem estar se referindo ao sinal que chega com bastante força e qualidade, caso contrário, ao meu ver, teríamos que usar um amplificador.
    Estou correto?

    Abçs.

    Ver Comentario
    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *